25.12.06






consumismo desenfreado diminui a qualidade de vida.
shopping vicia. diga não ao consumismo.
compramos sua caridade em 12x sem júrus
natal: a desculpa que você precisava para satisfazer as suas necessidades consumistas
compre aqui o seu espírito natalino

VENDA-SE

no dia 23 de dezembro os felizes consumidores que passeavam pelo shopping rio sul fazendo suas compras de natal foram surpreendidos por um estranho grupo de "consumidores" que passeavam pelo shopping com sacolas de compras e faixas com estranhos dizeres, como os citados ali em cima.
alguns pensaram ser trote de faculdade(como sempre), outros imaginaram ser um grupo de teatro, e alguns até disseram que era ridículo.
a maioria, porém, pareceu ter compreendido que na verdade se tratava de uma manifestação que questionava o consumismo desenfreado desta época do ano, que deveria ser marcada por um tal espírito de paz e união, mas que é atropelada pela necessidade de comprar comprar comprar.

esperamos que estas frases tenham despertado o mínimo de reflexão nas pessoas, que estas parem para pensar A SÉRIO em suas ações e em seu papel dentro desta sociedade, e o que podem fazer para mudar ao menos o mínimo nessa sociedade e nesse mundo.


pensem um pouco. já que fim de ano é sempre esse tal "momento de reflexão" e é agora que as pessoas param, o deveriam parar, para pensar na vida e no que têm feito, aproveite para se lembrar que o mundo não é nem de perto o que deveria, e principalmente, o que PODERIA ser.



você também pode ser um herói.





ouvindo Dead Fish - 'Hoje'

24 Comments:

Anonymous Fox said...

FOI FODA
uma iniciativa que no meu ponto de vista
deu muito certo

14:41  
Blogger T. Ortman said...

o problema maior do consumismo desse fim de ano é que ele desencadeia (na verdade já o fez há tempos...) um processo de esquecimento no verdadeiro espirito natalino, pouquissímos catolico "comemoram" o nascimento de Jesus hoje em dia, já que o sinonimo de natal agora é apenas ganhar presentes... e aquele lance de familia unida é totalmente falso, já que no dia seguinte tá todo mundo se espancando de novo, por isso eu aproveito para dizer que sou extremamente contra as datas comerciais de pais, mães, crianças, etc.
E esse negócio de falar de Jesus me lembrou o clipe do Seeing Double At The Triple Rock do NOFX! hehe!
Pra finalizar, gostei de idéia de invadir o shopping dessa forma! Ano que vem temos que promover essa idéia pelo país! heheh
abraço!

14:47  
Anonymous Joana said...

comentei no fotolog do nada contra nada!
dá uma olhada lá!

16:09  
Anonymous Nina said...

que bom que deu certo (: gostei das frases.

e sim, vão todos refletir quem sabe no mundo em que moramos. um mundo egoista e blablabla. o consumismo é ruim, mas ainda nao acho que seja motivo pra tudo isso. afinal, presentear é sempre muito bom e a felicidade do dia de natal e de ganhar presentes é mágica. seja de 1,99 ou se 1800 reais.

e nao se esqueça. que o natal aumenta bastante o numero de empregados nas lojas etc. e que essas pessoas trabalham muito e honestamente. (:

beijooo! :*

22:15  
Blogger _may_ said...

muito bom seu textinho, hein?! ^^ Parece ate o q eu escrevi no meu...
sl, acho q falta indignaçao nas pessoas!... por falar nisso, e o passe livre?! q absurdo!!!
o.o
*vamos todos virar herois*

beijos

22:20  
Anonymous lorero said...

vc esqueceu de citar que teve gente que achou que era um protesto contra o bush...
e é, foi foda... muito foda...

01:21  
Anonymous luã said...

não cara isso não é só assim :"po o consumismo é ruim mas eu gosto de ganhar presentes".todos gostamos.a crítia é a esse consumismo desenfreado alienante em que sempre ao chegar no natal as pessoas parem e pensem o que vão ganhar ou o que devem pedir?e a mãe tão querida pelo povo chamada religião?acho que ideais religiosos perderam o sentido para nós a muityo tempo. "nosso deus está morto" e agora?temos que mudar o mundo por nós mesmos,e mais que isso antes precisamos mudar a nós mesmos.Esse ideal consumista continua sendo scroto e de uma certa forma totálitario.não eu não posso e nem quero continuar pensando que isso deve ser assim,ou que apesar de tudo isso cria empregos...realmente os cria,mas sustenta esse mesmo sistema idiota em que vivemos.todas as obras criam empregos mas isso não quer dizer que elas mudem algo por isso.até pq é bem capaz que o maluco que trabalhou no natal de hoje vá pedir pão em março por exemplo.é isso precisamos fazer cada vez mais.O mundo fica tão gigante para mim quando eu acabo de fazer tudo e meus olhos miram ao nada,observam a nossa propia ineficiencia.

02:41  
Blogger Bárbara Araújo Machado. said...

O que o papai noel disse?

Pô, eu tenho vários conflitos político-ideológico-existenciais. Isso deve ser comum. =P

15:10  
Anonymous Nina said...

eu acho que devemos mudar o mundo por nós mesmos, tô com você nessa. mas não vamos mudar o mundo acabando com o consumismo. não existe isso. vamos mudar o mundo conscientizando as pessoas, economizando água, amando os outros. o consumismo desenfreado existe, mas eu continuo defendendo que só gasta absurdamente quem tem. e quem tem, é dele e faz-se o que quiser. :) eu acho que o consumismo exagerado é chato, mas não é esse absurdo todo. gera empregos, que seja, que o cara vá pedir pão em março. mas em dezembro ele tá empregado. e muitos desses empregados continuam nas lojas, nos lugares. conseguem empregos. acho que tem coisas muito mais importantes pra gente lutar do que o consumismo.

mas continuo dizendo também, que gostei muito da iniciativa. :*

14:36  
Anonymous leurdo said...

"só gasta absurdamente quem tem. e quem tem, é dele e faz-se o que quiser."

e quem tem se vc for analisar naum eh tanta gente quanto vc pensa, muito pelo contrario.
falo logo q se tivesse dinhero porra, comprava altas paradas como qualquer um aki.QUALQUER UM.

sim eu to ligado na mensagem, consumismo desenfreado compra presente e etc...acabar com o significado religioso da parada etc.eh legal lutar por isso, e tudo bem q mó galera q ta lutando contra isso naum eh religioso ou praticante. a idéia eh acabar com a idéia de q o feriado tem como base só comprar e comprar e favorecer as grandes empresas.é manero, concientizar as pessoas e o caralho.
mas eh errado comprar presente?todo mundo comprar presente?e quem disse q todo mundo vai no shopping e compra 300 presentes?se essas empresas tem tal lucro eh só pq todo mundo qr presentear
parente amigo filho e o caralho mas naum eh todo mundo q tem dinhero pra coprar uma caralhada de presente e naum eh todo mundo q compra uma caralhada de presente.trabalhar no natal pra tais empresas pra ganhar um dinherin tambem naum eh errado mesmo q em março o emprego naum esteja mais ali.
cara, o unico objetivo entendivel dessa manifestaçaum eh destruir o capitalismo .po se querem fazer isso e acreditaum q tem q se destruir por completo o capitalismo vaum na feh mas sei la, vir com essa de q o espirito natalino ou seja la oq for naum mais o mesmo eu naum acredito, pelo menos pra mim naum.religioso, praticante, batizado seja la oq for...oq importa e ta la com quem a gente gosta presentear comer akela ceia boa a vera e eh isso.seja vc catolico judeu ateu, ta ali aproveitando akele bom momento eh oq importa.



valeu ernesto, abraço

15:05  
Anonymous Apolonio said...

olha esse mlk!
o cara acha q eh revolucionário!
pega na minha benga e balança seu filha da puta!
monoselha de merda!
HAHAHAAHAHAA

15:34  
Anonymous Anônimo said...

esse papo de "o cara compra porque tem o dinheiro, o dinheiro é dele e ele faz o que quiser com ele" é muito reacionário cara, desculpa.

o cara da coca-cola tem o dinheiro que é dele, mas porque ele polui o mundo e explora pessoas pra ter esse dinheiro. o cara da nike pra ter o seu dinheiro explora crianças em situação de trabalho semi-escravo e o banqueiro tem seu dinheiro porque cobra jurus absurdos de pessoas que tem dificuldade de lidar com questões financeiras.

e o político que rouba, desvia etc, ou mesmo o que aumenta em 92% seu salário, também tem o dinheiro que é dele, que ele ganhou através do desvio legal ou ilegal de verbas públicas.


e não, eu não sou católico nem dou muita bola pra questão religiosa do natal, e também não acho ruim você estar com as pessoas que gosta, nem acho ruim você presentear quem você gosta.

mas as pessoas não deveriam precisar de uma data específica pra fazer isso.

15:43  
Anonymous ernesto said...

opa, esse anônimo aí sou eu mesmo, ernesto.

não consegui me logar aqui que não to em casa e esqueci minha senha.

15:44  
Anonymous dingao said...

ernesto eh um babaca!!!!

mulek.. tu tem tenis da adidas... tem vaarias parada q incentivam essas pardas.;.. e fica dando ae de revolucionario!!!

mulek tu eh mo garot vendido!!!

n tem como escapar disso!!!

malditaa

16:17  
Blogger Ernesto said...

na verdade eu nunca tive tênis da adidas dingão.

16:59  
Anonymous Nina said...

pois é, mas dai se os caras conseguem o dinheiro dessa forma escrota, não é o natal que tem aver com isso concorda? :)

e sim, é chato ter UMA data pra isso. mas é uma data, oras. que quernedo ou não, as famílias se reunem, é um dia que eles tem pra isso. porque a vida é corrida e a maioria das familias moram longe. e um dia, facilita tudo isso.

e sim, como disse o dingão, não dá pra fugir da parada de ser vendido. todo mundo é. e tem muita gente escrota, muita gente que faz coisa ilegal, mas isso é assim. isso nunca vai mudar, não agora. mais tarde, eu acredito. mas agora não. e não é todo burguês que é filho da puta. aliás, a maioria deles NÃO é.

e é como eu disse no início, colocar a culpa no natal é escroto. as famílias se reunem e trocam presentes e comem a ceia. sendo religiosas ou não. consumistas ou não. é assim que funciona. e sempre será, amém. :)
:*

20:22  
Anonymous leurdo said...

naum vo comentar muita coisa pra naum me repetir enaum repetir oq a nina acabou de dizer, mas eh só pra frizar uma coisa sobre esse negócio de ser revolucionário
q de repente tu deve ter essa idéia sobre eu ser contra vegetarianismo ou esse tipo de revoluçaum e atos manifestaçoes q vc faz.
po cara eu vo te dizer q eu acho uma parada maneira ta ligado po tu lutar pelas coisas pelos seus ideais e o caralho
mas po, pensa melhor contra oq vc ta lutando, se eh possivel conquistar seu objetivo e se conquistar, se eh possivel manter o mundo da forma extremista q vc visa cara.
como ser humano na minha opiniaum eu digo q naum, o extremo naum funciona nunca, muito pelo contrario ele aprisiona, seja comunismo capitalismo uma hora o ser humano vai querer fugir.
essa parada do radical ou sei la naum funciona cara. a parada qeh foda eh vc juntar revoluçaum e a palavra moderação, eh dificil uma vez q vc esta querendo revolucionar e mudar algo, mas cara tem q ser assim, pra se adaptar pq se naum descontrola e naum funciona.
naum quero ser do contra, contra o seu espirito revolucionario e tal, to ligado q tu acredita mas mesmo naum pedindo minha opiniaum sou seu amigo e como blog eh um espaço para comentar sei la, vise melhor seus objetivos.

-e po naum tem adidas mas ja teve puma all star "mad hats"(naum sei como escreve) e uma porrada de marca naum só de tenis como de outras coisas.

akele abraço mlq

20:36  
Blogger Ernesto said...

não do dizendo que a culpa do consumismo é do natal.
mas já que ele é uma data simbólica que acelera o consumo desenfreado, a gente aproveita esta data simbólica para questionar todo o consumismo do ano inteiro e de todos os anos.

sobre ser vendido, eu não acho que sou vendido.
realmente tenho tênis e coisas industrializadas, mas apenas porque eu realmente não tenho outra opção, e por isso eu tento fazer um consumo mais conciente possível.
mas acho que a partir do momento que eu não simplesmente aceito a realidade que me é dada, com todas as suas facilidades em troca de ficar quietinho no no meu canto, eu não sou uma pessoa vendida.
pessoas vendidas não lutam por nada e não acreditam em nada.

e leurdo, se você acha que é impossível manter o mundo com um ideal revolucionário extremista, eu te digo que eu acho impossível manter um mundo onde há bilhões de pessoas passando fome, pessoas em guerra por razões completamente econômicas, acho que é impossível manter um mundo onde a natureza é destruída sem nenhum pudor para que o processo industrial seja acelerado, é impossível manter um mundo em que a propriedade privada vale mais que a vida das pessoas.

isso sim é um mundo impossível de se manter e que se continuar assim em breve vai rachar. e eu não consigo aceitar isso de forma alguma.

21:18  
Anonymous Nina said...

mas eu não consigo entender, assim. sério, na boa mesmo.
se você não consegue viver em um mundo aonde as pessoas passam fome e existem guerras, o que eu não consigo entender é: como você muda isso indo ao rio sul com sacolinhas contra o consumismo? como? como o cara que tá na esquina passando fome vai mudar com isso? entende? eu acho que é legal, sabe. acho mesmo, admiro isso. mas eu acho que deve se fazer MAIS. não sei o que, não me vem em mente agora, mas ora, pensamos em alguma coisa. mas não ir lá, no shopping, aonde pessoas NÃO estão passando fome por conta do consumismo desenfreado e dizer que aquilo é errado, sabe.

eu acho que se faz muito pouco e se está contente com isso. porque você foi lá, e manifestou. então, você fez a sua parte. e não é assim. nada mudou. na-da.

entende? se prega muito essa coisa de que o mundo precisa mudar, mas as manifestações não mudam. pelo menos não esta. beeijo.

22:10  
Blogger Ernesto said...

em algum momento eu falei que eu só fui lá e pronto tá bom??

não, isso foi UMA manifestação, um ato que buscava ironizar a coisa toda e causar algum impacto.

essa manifestação é só uma parte de diversas outras coisas.

além dessa, existem diversas outras manifestações e movimentos sociais dos quais eu participo ou tento participar.

22:33  
Anonymous leurdo said...

sim cara, eu to ligado q tu participa de altas outras manifestações, passeatas, oaxaca e o caralho.
e eu naum disse q acho isso escroto, se eu falo eh zuando mermo com a sua cara tu sabe.
oq eu acho eh q vc pos a culpa do consumismo sim no natal, e tu sabe pq.

oq eu acho tambem eh q esse tipo de manifestação eh idiota, pq a quem vc vai atingir com isso cara? como assim? eu ja expliquei la emcima. tu ta falando como se o mundo todo, cada individuo comprasse uma caralhada de coisas e naum eh assim.pelo menos naum aki no Brasil cara, nesse país q pobre eh oq mais tem.

e naum, eu naum defendi as empresas, indústrias, bancos e políticos em momento algum.
concordo com vc q tem fdp pa caralho e eh oq mais tem.e q em grande parte a culpa eh do sistema.vc sabe tambem q eu naum concordo com nenhuma putaria dessas q vc citou.
mas mlq comunismo, socialismo, anarquismo, capitalismo, sei la mlq a porra toda, eh q nem akela comunidade:
"sempre tem um fdp."

vo fazer oq, ser humano eh maluco maneh, tu pode ver q eh em todo lugar do mundo, o ser humano eh um fdp.
por exemplo, tu ja eh um fdp querendo destruir o sistema (naum disse q eh errado).
eu sei q tem gente boa pra caralho q qr mudar e acho certo, mas extremo naum funciona de forma alguma e tu ta ligado nisso tambem cara.
comunismo em cuba, eh oq, tu chega la e um bando de mulher querendo casar com vc pra sair dakilo ou vice-versa dependendo do seu genero.ou q nem em um dos filmes la de sociologia, q a mulher viajou pra fora do país e fico como, a vida dela mudou quando viu um supermercado e shopping e mc donalds e o caralho.

eu naum sei direito oq vc busca, achoq o mesmo q eu, acredito.e sim faz mais q eu, bem mais.só tava comentando q achei a manifestação nada a ver e idiota e tu ta atancando como se fosse a ofensa sei la mlq.

chera minha vara, abraço.

14:37  
Anonymous leurdo said...

HUAhauUhauhaHAuUHA
parece briga de blog, PLISTOCENO!
HAUaUHHAHAHUUHAUAH

14:38  
Blogger Ernesto said...

hueahuhaeheahae

comprei um tênis de 260 reais hoje.

mas foi o tênis de qualidade mais barato sem vaca morta no meio que eu achei.

18:37  
Blogger Ernesto said...

agora estilo plistoceno:

"po cara, acho que você é muito infantil e não tem caráter. se você é homem de verdade vem discutir isso cara a cara comigo, ao invés de ficar discutindo por orkut.

eu sou justo, eu tenho caráter."


HUEHAUEAHUAHEUAEHUHEAUHEAUHEAUHAEUHUA

19:01  

Postar um comentário

<< Home