18.12.06

IMPORTANTÍSSIMO:

.......................................................................


TAMBÉM IMPORTANTÍSSIMO:

MANIFESTAÇÃO RELÂMPAGO CONTRA O CONSUMISMO DESENFREADO NO NATAL!!!


Como todos deveriam saber, o natal é uma data cristã, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, e propõe reviver seus ideais de paz, bondade, amor, compaixão e etc.

Porém nosso porco sistema, assim como faz com tudo o que se propõe a ser bom, se apoderou do natal, tornando-o uma data puramente comercial e vazia.

Por trás da disseminação de uma idéia de “é bom dar presente para quem se ama”, existe toda preocupação comercial em fazer com que as pessoas comprem mais e mais e mais, e para isso criou-se um mercado natalino, com produtos típicos da época e etc.

É claro que há pessoas que celebram essa data pensando realmente nos ideais de paz e união, bondade e compaixão. Porém a maioria das pessoas é iludida pelas propagandas natalinas e estimuladas a usar esta data como uma desculpa para satisfazer seus impulsos materialistas.

Acredito que as poucas pessoas que lêem isso aqui têm uma visão muito mais humana e solidária das coisas, e acho que protestar contra esse consumismo é uma forma de fazer as outras pessoas se questionarem sobre o real significado do natal, e como elas agem nessa data, e até em todos os outros dias de suas vidas.


Idéia do ato: um grupo se concentra discretamente em um ponto determinado de um “shopping center”, e de repente levanta placas que simbolizem a comercialização do ser humano, se transformando temporariamente em produtos, e assim fazendo um leilão de pessoas! Após um minuto e meio (lembrem-se, é uma flashmob), uma frase de efeito é dita, e assim os manifestantes se dispersam.


Informações técnicas:

Ponto de encontro: entrada lateral do shopping Rio Sul, do lado de fora (aquela perto da saída dos carros da garagem, onde tem a subida praquela torre do Rio Sul), em Botafogo.

Dia: 23 de dezembro, sábado, antevéspera de natal.

Hora: concentração às 16h, saída às 16:30h.

Local da manifestação: algum local no interior do shopping, e aceito sugestões, mas o ideal é que seja bem próximo às escadas rolantes, para que facilite a nossa dispersão.

Material: placas com dizeres do tipo “à venda”, “R$ 1,99”, “3x sem jurus no cartão”, “aceito cartão de crédito”, “leve 3 pague 2”, nessa linha.

Duração: não mais do que um minuto e meio, para que não dê tempo dos seguranças nos pegarem, e para que a manifestação não fique descaracterizada.


Durante a concentração, a idéia é discutirmos mais detalhadamente as instruções, para que não dê nada errado.





QUEM NÃO FOR NOS DOIS É CONSUMISTA CONFORMISTA E PELA SACO!!!

10 Comments:

Blogger Ernesto said...

o panfleto ficou meio ruim de ler, porque tem que ficar correndo pro lado, mas fodam-se vocês, bando de preguiçosos!!

11:16  
Anonymous luiza said...

haha calma tito!
sim sim, vou ver se vou, parece interessante!

11:24  
Anonymous Fox said...

caralho que textao XD
mas boa a iniciativa
tamo junto
abrbaco

11:27  
Anonymous Nina said...

sei lá. é uma data consumista como qualquer outra comemorativa. o seu aniversário é uma data comercial, se você não percebe. mas tipo, eu acho que a parada escrota da coisa é a desigualdade que tem gente que tem mais dinheiro e tal. mas assim, eu tenho visto VARIAS familias comprando um presente simbolico pra cada um. só gasta quem TEM. e se a pessoa tem, bem, o dinheiro é dela e ela faz dele o que bem entender. certo? o/

não defendo o consumismo exagerado não. mas só acho que essa revolta toda é um tanto quanto exagerada. já que só compra quem tem e sim, presentar os que a gente ama é maravilhoso. ou você não gosta de ganhar presente? :)

e eu achei legal a iniciativa sim, mas não espere ficar manifestando dentro de um shopping, aonde as pessoas ganham lá dentro. elas tem o ganha pão delas, vendendo. é um trabalho honesto e oras, como qualquer outro. então, não espere manifestar dentro de um shopping sem ser enxotado. faz isso na porta do rio sul, acho que vale mais a pena e não ofende quem trabalha. :)

beeijo :*

13:21  
Anonymous Anônimo said...

Amei.
Além do FlashMob teve Flash Blog também, mas nenhum com o objetivo que propões.

http://artescenicas.blogspot.com/2003/08/potins-teatrais-1.html
Beleza. A festa no Alto Gavea, no domingoa, além da performance teve cachaçamineira e Chivas Regal - autêntico. hehehehehegh

13:51  
Anonymous Luã said...

bem,é a primeira vez que eu escrevo nessa budega aki...hahahhaha.po cara eu vo tentar,pq vou estar muito ocupado com a organização da festa.Mas ai é bom que depois da manifestação eu te carrego pra festa junto comigo.Acho importante essa manifestação contra o extremo consumismo natalino e tambem não acho que isso sirva só pra essa época "alegre em que entre em contato com Deus e com nossas carteira".Realmente muita coisa tem que ser mudada,e nem acho que esse seja um exemplo de manifestação ideal e tal.Mas uma coisa que estou percebendo cada vez mais é como de simples conversas de bar,de noites intermináveis de discussão podem surgir grandes ideias.Eu acredito nas revoluçoes por instante,nas revoluções por centímetro quadrado.Acho que se realmente queremos mudar algo temos para nos mesmos,não fixar um ponto central,impossivel e distante,e "acima" de nós.Cpnversas como as queeutenho contigo e manifestações como essas são um bom começo.

16:56  
Anonymous Juan? said...

Não! AS PESSOAS NÃO FAZEM O QUE QUISEREM COM O DINHEIRO DELAS NÃO! PORQUE NÓS SOMOS MALVADOS E VAMOS EXPROPRIAR ELAS!!!

02:40  
Anonymous leurdo said...

po manero hein,q legal
e
ernesto
q história eh essa?!
"vestibulando nas horas vagas, músico?, vegetariano"
vai tirando a onda hein!
HAUHaUAHuHAU vegetariano?!q hipocrisia...
musico?a naum parei aí
HAUhUhAHAUHA

09:13  
Anonymous isidoro said...

eu nem vou mas não sou conformista nem pela-saco. não vou pq tem show do ack mesmo, hauhuahuahuah

18:05  
Blogger _may_ said...

uau! q foda! o.o
eu concordo, por isso nao compro presente pra ngm! xD uahuahuah mas desejo tudo de bom pras pessoas, pq eu acho q o Natal eh uma época de despreendimento, em q as pessoas deveriam se tornar melhores e mais humanas! nao o contrario!....
enfim... Feliz natal pra vc, Ernesto [e pra geral q comentou aqui], que as coisas deem certo e bla,bla, bla....*desejos sinceros*

beijos

19:53  

Postar um comentário

<< Home